Rua Luiz Viana, 310 - Centro - Acajutiba/BA

  • (75) 3434-2696

Francisco Macena destaca a importância de preparar trabalhadores para a nova indústria brasileira

Ministro em exercício defende maior integração entre sistemas públicos e privados para qualificação e geração de empregos durante evento promovido pela FIEMG

O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena, participou remotamente nesta quarta-feira (2) do evento Imersão Indústria, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Durante o painel "Nova Indústria Brasil e os Impactos nas Relações de Trabalho”, Macena ressaltou a necessidade de preparar tanto trabalhadores quanto empresas para absorver as novas tecnologias que estão moldando o futuro da indústria.

“Precisamos investir nos serviços de intermediação e captação de vagas. O sistema atual não tem capilaridade suficiente para atender a todos os setores, e é essencial estreitar a relação com as empresas para qualificar trabalhadores conforme a demanda, integrando os sistemas públicos e privados”, afirmou o ministro.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, que também participou do painel, reforçou a importância do diálogo entre trabalhadores e empresários, destacando a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. “Temos de dialogar com a nova geração e alinhar a cultura desses jovens trabalhadores com a realidade das fábricas”, disse Nogueira.

Francisco Macena enfatizou ainda o impacto positivo da reindustrialização no país, destacando a criação de 342.924 empregos pela indústria no ano, um crescimento de 82,5%, e o menor índice de desemprego da história registrado em agosto. “Essa retomada da indústria é essencial para o país, trazendo crescimento sustentável e melhor remuneração para os trabalhadores”, frisou.

O ministro destacou também a transformação da indústria com a chegada da Indústria 4.0 e a transição energética, setores em que o Brasil tem grande potencial de liderança global. Ele enfatizou a necessidade de preparar o mercado de trabalho para essas novas realidades, com uma estratégia de qualificação profissional que dialogue com o desenvolvimento econômico e as vocações regionais.

Segundo os dados de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do MTE (Novo Caged), todos os estados e os cinco grandes setores da economia apresentaram crescimento no número de empregos no acumulado do ano. Apenas em agosto, foram gerados mais de 232 mil postos de trabalho, sendo 51 mil apenas pela indústria.

O evento Imersão Indústria é organizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale, além do apoio do SEBRAE. O encontro reúne líderes empresariais, gestores e especialistas até esta quinta-feira (3), com o objetivo de debater soluções inovadoras para os desafios da indústria.