Rua Luiz Viana, 310 - Centro - Acajutiba/BA

  • (75) 3434-2696

Mercado fitness nacional crescente: Brasil está em 2º lugar em quantidade de academias

Com uma mobilização de R$ 8 bilhões por ano, o mercado fitness representa 0,13% de todo o PIB nacional

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Cada vez mais as pessoas vêm buscando por uma qualidade de vida melhor e têm consumido produtos e serviços relacionados ao mercado fitness. Toda essa mobilização em busca de mais saúde ou mesmo de um corpo escultural vem movimentando bilhões de reais todos os anos no Brasil.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado fitness mobiliza cerca de R$ 8 bilhões por ano - isso representa 0,13% de todo o PIB nacional e 3% da indústria de serviços brasileira.

Outro dado que a pesquisa revelou foi sobre a enorme quantidade de academias que o Brasil possui. São aproximadamente 35 mil academias oficiais, sendo o segundo país no mundo com o maior número de academias, ficando atrás somente dos Estados Unidos novamente.

Além das academias, muitos outros serviços como consultorias especializadas, personal trainers, médicos ligados à saúde, além de suplementos e produtos ligados ao mundo fitness, compõem esse mercado que está em grande expansão. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de praticantes de atividades físicas cresceu 24% nos últimos 11 anos.

Apesar de os números serem impressionantes, o Brasil pode crescer muito mais. Apenas 8 milhões de brasileiros frequentam academias e centros esportivos, o que equivale a apenas 4% da população nacional. O Brasil ainda possui um número muito elevado de pessoas sedentárias.

A OMS informou que o Brasil é o país mais sedentário de toda a América Latina e ocupa a 5ª posição no ranking mundial. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda destaca que 47% dos brasileiros são sedentários, números considerados muito elevados e comprometem seriamente a saúde dos brasileiros.

Este número elevado de pessoas que ainda são consideradas sedentárias são o público-alvo do mercado fitness, que enxerga toda essa população como possíveis clientes no futuro. Por isso, a conscientização de ter uma vida mais saudável, além de diminuir consideravelmente os riscos à saúde, também está ajudando a impulsionar esse mercado, que vem crescendo ano após ano em todo o mundo.

Essa crescente também abre cada vez mais espaço para lojas físicas e online comercializarem produtos relacionados ao mundo fitness. Setores como o de moda fitness, cosmética e estética, restaurantes saudáveis, entre outros, também podem se beneficiar com essa escalada no mercado de saúde.


Criadores de conteúdo na internet que exploram a saúde e o bem-estar também vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente realizando vídeos informativos, explicando se a creatina engorda, ensinando formas corretas de realizar exercícios, receitas saudáveis, entre muitos outros conteúdos relacionados a esse nicho, que está em constante crescimento.