Rua Luiz Viana, 310 - Centro - Acajutiba/BA

  • (75) 3434-2696

O líder e o chefe no mundo corporativo

O termo “líder” e “chefe” são utilizados coloquialmente no mundo corporativo. Entretanto, existem diferenças substanciais entre estes dois termos

Autor: Patricia PunderFonte: A Autora

O termo “líder” e “chefe” são utilizados coloquialmente no mundo corporativo. Entretanto, existem diferenças substanciais entre estes dois termos.

O verdadeiro líder é alguém que influência e orienta as pessoas que trabalham para eles sem coerção ou pressão. Visionário do quadro geral, capaz de reunir equipes em torno de uma visão, ele não precisa ter um título específico ou estar em uma posição de liderança formalmente reconhecida. Pode ser absolutamente qualquer um, desde que suas palavras e ações influenciem e direcionem os comportamentos do grupo ao seu redor.

Já o chefe pode tender a se concentrar nos detalhes das tarefas do dia a dia. Ser chefe é um tipo de função dentro de uma hierarquia de negócios tradicional. Ele pode ser qualquer sujeito empregado para controlar e supervisionar os funcionários, organizando as pessoas para garantir que estejam trabalhando em direção aos objetivos da empresa com eficiência. Sua função se concentra em contratar e demitir funcionários, organizar equipes e alocar recurso.

O Líder também pode exercer esse poder, embora aquele verdadeiramente eficazes possa usar um tipo mais suave de autoridade informal para moldar as atitudes das pessoas ao seu redor. O bom líder é respeitado e confiado por aqueles ao seu redor para agir de forma justa e sempre fazer a coisa certa, então é capaz de convencer as equipes a seguir seu plano com vontade e entusiasmo.

Saber a diferença entre o líder e o chefe é o primeiro passo para perseguir uma estratégia de boa liderança em vez de gestão indiferente, motivando mais prontamente os funcionários a realizar seu melhor trabalho e fazer mais.

Ter um líder como gestor também traz benefícios para os funcionários. Estes fazem com que os indivíduos se sintam ouvidos, apoiados, elevados e envolvidos no processo de administrar o negócio. Quando as pessoas ao seu redor compartilham sua visão para o futuro, elas permanecerão onde estão.

Patricia Punder, advogada, é compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br