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Abrafad elabora cartilha especial sobre processos e procedimentos para varejo farma atender LGPD

Segundo o diretor Nílson Ribeiro, é o material mais completo sobre LGPD no setor, numa ampla visão de regras, normas, procedimentos e processos que precisam ser cumpridos com total transparência e controle pelas redes

Autor: Helder HorikawaFonte: 0 autor

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (www.abrafad.com.br) elaborou uma cartilha, em parceria com a consultoria Siena Innova (https://www.sienainnova.com.br/), sobre os principais conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigência desde setembro de 2020, focados especificamente em negócios do varejo farmacêutico. O objetivo é atentar de forma clara quais os procedimentos que devem ser seguidos pelas 17 redes associadas para o atendimento da atual legislação, traduzindo o impacto das leis na relação com o consumidor, funcionários e fornecedores.

Como a LGPD propõe a adoção de um padrão de governança que garanta a continuidade das atividades implementadas, foi adotado o modelo de capacitação e monitoria, pelo qual as próprias redes tiveram a oportunidade de preencher os documentos para atendimento da lei, possibilitando o engajamento dos colaboradores e menor custo operacional.

Além da cartilha que contém diversos conceitos como tratamento de dados, princípios da LGPD, direitos do titular e bases legais, a associação também disponibilizou no Portal Academia Abrafad conteúdos de treinamento para funcionários em formato de vídeo, com acesso exclusivo aos associados. “Trata-se de um material orientativo capaz de minimizar as possiblidades de riscos nas transações comerciais, numa visão simples e objetiva”, destaca Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.

A LGPD tem o propósito de proteger os titulares do uso inadequado de dados pessoais dos brasileiros (RG, CPF, telefone, e-mail, etc). O descumprimento pode gerar algumas penalidades, desde advertências e multas, até a proibição parcial ou total de exercícios relacionados ao tratamento de dados. O trabalho para a elaboração da cartilha teve início em setembro de 2021 e foi elaborado com a participação de todas as 17 redes associadas e de um grupo que coordenou todas as atividades que envolvem um varejo independente.

“É sem dúvida o material mais completo sobre LGPD, numa ampla visão de regras, normas, procedimentos e processos que precisam ser cumpridos com total transparência e controle para atender a legislação e uma possível fiscalização”, esclarece Nílson Ribeiro. O material também foi disponibilizado para a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A Abrafad, que tem como principais objetivos integrar farmácias e drogarias independentes nas plataformas inovadoras de gestão, além de melhorar a distribuição e venda de produtos farmacêuticos e oferecer ferramentas de business intelligence para geração de bons negócios, encerrou o primeiro semestre de 2022 com 4,5 bilhões de faturamento com mais de 4.500 mil PDVs em praticamente todo o país. A meta da associação é fechar o ano com 20 redes e para isso, tratativas ocorrem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

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SOBRE A ABRAFAD (www.abrafad.com.br)

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) foi fundada em 2017. A entidade nasceu da iniciativa da Melhor Compra, Soma Drogarias, Universal Farma, Multifarma, Small Farma e Usifarma. Com proposta inclusiva, a associação espera ser uma alternativa às redes associativistas em todo o país, além de atuar na defesa de seus interesses institucionais, políticos e comerciais.